terça-feira, abril 30, 2013

SAGAS INCOMPLETAS


Na década de 60, Frank Herbert lançou Duna, portentoso romance de ficção científica. Aqui no Brasil, saiu em 1984. Minha chefinha, Joseti Marques, me encarregou de fazer a leitura do livro em terceira revisão. Revisaria Duna de graça.
Seguiram-se a Duna, no Brasil, três outros romances (lá fora, cinco). De vez em quando, folheio estes livros que vivem aqui em casa há 40 anos (se fosse e-book, sei não). Antes de dar a saga por concluída, Herbert morreu, em 1986.
A Guerra dos Tronos, série de sete livros previstos, corre sério risco de não ter fim, exatamente pelo mesmo motivo de Duna (a diferença: Duna foi um romance muito melhor do que suas continuações, o que não é o caso de A Guerra dos Tronos que segue firme em alto nível).
George R.R. Martin está com 65 anos e leva cerca de cinco para escrever cada volume. Por enquanto, está estacionado no nº 5. A HBO que fez um resumão dos volumes e os transformou em série de muito sucesso, já pensa em mudar o critério que adotou (1 volume = 1 temporada) para ganhar mais tempo (1 volume = duas temporadas).
Cabe a nós, admiradores da obra de Martin, torcer para que estejamos vivos (nós e ele) quando o cara pôr o ponto final em sua saga.

Nenhum comentário: