terça-feira, fevereiro 09, 2010

O ESPECIALISTA


O especialista ouve o disco e identifica influências, analisa o que é original no trabalho do artista e denuncia quando o apresentado copia o já feito.
Se o artista gravou outros discos, o especialista dirá se o trabalho mais atual é um avanço, um retrocesso ou demonstra que o criador está estagnado.
Dirá mais o especialista. Informará se a qualidade técnica do disco é boa, se os músicos envolvidos no projeto valorizam o trabalho do artista e se a produção é competente, criativa.
Havendo espaço, o especialista se estenderá e discorrerá sobre design de capa, encarte etc.
Alguns especialistas investigam o artista e informam em suas críticas se ele preza pela coerência entre vida e obra. Recomendam a obra se a coerência existir.
Não sou especialista. Considero-me um ouvinte pesado. Em todos os sentidos. Ouço música desde que acordo até dormir. Leio bastante, mas nem se compara ao que ouço de música.
Julian Casablancas, voz dos Strokes, lançou disco curto e ótimo (Phrazes for the Young). Oito músicas, 40 minutos de som. Perfeito. Out of blue, o início dos trabalhos, está incrustada em meu cérebro. É a música que ouço quando não estou ouvindo nada.
As críticas se dividem. Uns gostaram, outros, não. Euzinho estou apaixonado.
Phrazes é caso raro de disco sem desperdício. Há três faixas bônus em algum lugar. Não me interessam. As oito do cd com tempo de vinil me bastam.
Casablancas, segundo ele mesmo, canta sob influência de Lou Reed. Melhor influência não poderia haver. Reed e Casablancas cantam histórias e personagens nova-iorquinos.
Logo, sairá novo disco dos Strokes. Se não sair, este generalista conformar-se-á com Julian Casablancas em carreira solo.

Nenhum comentário: