domingo, junho 10, 2012

HISTERIA & FLAGELO


Há muitos anos, o apresentador Nei Gonçalves Dias recebeu a então atriz infantil Natália Lage em seu programa de TV. Recordo-me que, em determinado momento, ele a pôs sentada sobre a perna e, naturalmente, lhe fez algumas perguntas. Natália tinha 10, 11 anos. Hoje, isso seria impensável.
Os tempos mudaram. Sempre fico em dúvida se para melhor ou pior. Não me aproximo de crianças. Converso com meninos e meninas quando eles tomam a iniciativa e sempre mantenho distância. Paranoia? Pode ser.
Depois das declarações de Xuxa ao Fantástico e a inevitável repercussão do que disse (“Fui abusada algumas vezes quando criança.”), mais do que dobrou o número de denúncias de casos de abuso sexual infantil o que é bom para lançar luz sobre homens e mulheres abusadores. Abusadores são próximos das crianças de que se aproveitam. Isso é fato comprovado por pesquisas sérias. (Revista VEJA: 97% dos casos o agressor convive com a criança; em 38% dos casos os pais são os abusadores, em 29%, os padrastos; 64% das vítimas são meninas; a maioria sofre abuso entre 6 e 10 anos; a violência persiste, em média, por 1 ano; 77% das crianças ficam severamente traumatizadas.)
O grande perigo que vejo é um gesto de carinho ser confundido com tentativa de abuso. Acredite, acontece. Crianças são, quase sempre, carinhosas. Aproximam-se, abraçam, beijam. Crianças latinas são assim. Quando acontece comigo procuro, delicadamente, afastar a criança. Não serei eu que vou destruir a espontaneidade da criança. Destruir os filhos é função dos pais.
O que o adulto deve fazer é evitar qualquer situação que o deixe à mercê de interpretações equivocadas. Estamos em momento de quase histeria. Eu mesmo já me peguei olhando com desconfiança para homens muito carinhosos com seus filhos. O abuso de crianças é um crime odioso, mas o medo de pais demonstrarem amor por seus filhos, temendo ser malcompreendidos, terá consequências desastrosas.
É inteligente adultos só se aproximarem de crianças sob a supervisão de seus pais. Os pais não devem se furtar de oferecerem a seus filhos muito carinho. São raríssimos os casos de a criança ser abusada por pai e mãe, simultaneamente. Basta, então, os pais prestarem bastante atenção em seus filhos e em seu cônjuge para perceberem qualquer situação estranha.
Um caso que tomei conhecimento pelo Profissão: repórter, da Globo: A criança, em uma festa, apresenta um rapaz à mãe. O rapaz, professor universitário, se aproxima da mulher e os dois se envolvem “romanticamente”. Ele vai viver com ela e a filha. A mulher confia tanto nele que deixa a filha, várias vezes, sozinha com o cara. A menina dorme na cama do professor. A mãe sabia e achava natural. Quando a filha contou à mãe o que estava acontecendo, a mulher se desesperou.
O abuso de crianças é um flagelo, mas reagir histericamente a esses abusos pode ser pior. É uma cena linda ver um pai cobrir de beijos sua filha querida. Uma cena que, no futuro, talvez não vejamos mais.

Nenhum comentário: