sexta-feira, janeiro 03, 2014

MINHA SOGRA



Eu amo minha sogra, se não amasse...
Dia 30 fui convocado para ir ao supermercado com ela. Meio-dia, um sol do cacete, a pé. Pensei em recusar o convite, mas tenho juízo. Como dizer não a quem me alimenta? Fui.
D. Emília tem 75 anos e é elétrica. Faz tudo em altíssima velocidade. Impaciente, mal-humorada, altruísta, agressiva, gente boa, controladora. Um doce. Polidimensional. Fala muuuuito. Fala sem parar. Onipresente. Um dínamo. Por precaução, avisei:
- Não vou acompanhar seu ritmo. Sou lento.
Ela me disse que desaceleraria e eu não acreditei.
- Vá pelo corredor dos biscoitos. Pegue uns que a Rosangela gosta... Goiabinha, goiabinha, você não sabe do que sua mulher gosta?... Utahy, Utahy, o corredor dos biscoitos não é esse... O outro, o outro... Vou pegar o leite.
Vai, querida sogra, vai. Eu, serrano discreto, percebi que a essa altura era o centro das atenções do mercado. Mais tarde me transformaria em celebridade. D. Emília falava comigo a 5, 10, 20 metros de distância. Agora, estava a 20.
- Utahy, vá pra fila do queijo... Utahy, você não está me ouvindo?... Utahy, no queijo, no queijo...
Eu, fingindo que não era comigo. Os sorrisos à minha volta sabiam que era.
Comprei o queijo e procurei o azougue tagarela.
- Utahy, tá olhando pra ontem?... Ó eu aqui na fila da carne... Vem cá, rápido. Fique aqui. Vou pegar os frios e o peru... Compre 1kg de contrafilé... Preste atenção no malandro que vai cortar a carne... Utahy, foi essa carne que o vagabundo cortou?... Não levo... Moço, isso é carne que o senhor corte... Se aproveitando que ele não gosta de confusão... Esse molambo, não vou levar... Utahy, já pegou o pão?
Lágrimas de sangue brotam de meus olhos. Os seguidores, em volta, gargalham.
- Utahy, vai pra fila... Entre na menor... Não dê bobeira... Vou ver o material de limpeza... Vai, Utahy, que moleza... Foi essa fila que você escolheu? É a maior de todas... Me dá esse carrinho, vou procurar uma menor... Aproveite e pegue papel toalha... Eu esqueci.
E lá foi, bip bip. Quase passou por cima de dois com o carrinho. Foi xingada e se lixou. Segui na direção dela. Achou mesmo uma fila menor. Abriu os 30 segundos de sorriso do dia para tripudiar.
- Vocês não procuram, entram na primeira fila.
- D. Emília, essa fila em que a senhora está é para compras com 15 volumes, no máximo. Seu carrinho tem mais de 100. Não vão deixar passar.
- Eu passo. Meu Jesus vai na frente, abre meus caminhos. Quem ousará deter uma serva do Altíssimo? Ele está comigo.
Quem estava atrás dela na fila fez cara de que ia confrontar a serva. Eu, na dúvida, e por ter natureza avessa a confusão, resolvi ficar de longe. Sentei-me em umas cadeiras destinadas a idosos, fui cumprimentado pelos seguidores e esperei. Prestava atenção na movimentação da segurança. Um seguidor me alertou:
- A encrenqueira está te chamando. Ela já está no caixa.
- Utahy, cadê o papel-toalha?... Vai lá pegar... A fila espera, vai lá... Você é muito mole... Aproveita e pegue a bisnaguinha de gergelim...
Saímos do mercado sob aplausos. Os seguidores urravam.

Eu amo minha sogra, se não amasse...

Um comentário:

Belchior disse...

PQP!!! você sempre coloca o canário no incêndio... hahahahahahhaha