domingo, agosto 25, 2013

GUITARRISTAS IMAGINÁRIOS



Na França, havia o campeonato de arremesso de anões (proibido por ofender a dignidade dos pequenos que, no entanto, lutaram – e perderam – na justiça pelo direito de voar); Ron Matt, de 46 anos, venceu, em 2012, o campeonato internacional de cuspe à distância, em Michigan, nos EUA (ganhou com lançamento de 21m); a cidade de Brno, na República Tcheca, promoveu corrida de carrinhos de bebê (com os bebês dentro dos bólidos). O ser humano tem imaginação, logo, há de tudo.
A Finlândia, país rico, com o melhor sistema educacional da Europa, exagera em excentricidades. Lá, desde 1992, é sediado o campeonato mundial de carregamento de esposas (o homem carrega a esposa por 250m vencendo obstáculos). Em 2000, surgiu, também por lá, o primeiro campeonato de arremesso de celulares (o novo recorde mundial foi alcançado ano passado, um Nokia – produto local – atirado a 101m). Nenhum campeonato bizarro realizado na Finlândia, contudo, tem mais sucesso do que o de Air Guitar.
Na cidade finlandesa de Oulu, desde 1996, o certame que decide quem é o melhor tocador de guitarra imaginária faz sucesso. Começou modestamente, hoje é a maior atração turística da cidade. O campeonato é coberto mundialmente. Publicações como o Time e o The New York Times abrem suas páginas para os guitarristas imaginários.
“O campeonato surgiu, obviamente, como uma piada; afinal, a ideia de tocar uma guitarra imaginária é, por natureza absurda e sem sentido, mas Oulu é nosso Vale do Silício, o local onde todos sabem o valor das chamadas loucuras criativas, onde se aprende que idéias aparentemente absurdas podem se transformar em grandes iniciativas. E foi o que aconteceu. O evento cresceu enormemente, ganhando a atenção internacional desde que a Time fez sua primeira cobertura, em 2001. Hoje, Oulu é conhecida como a capital mundial da air guitar, um grande marketing para a cidade, que ganha com a propaganda e com os cerca de dez mil turistas atraídos para o evento anualmente”, declara Hanna Jakku, diretora e uma das criadoras do evento.
A versão 2013 do campeonato foi vencida pelo norte-americano Eric Melin. (UCS)

(Fonte: Heróis da guitarra invisível, O Globo, p. 1, Segundo Caderno, 23/8/2013)


Nenhum comentário: