sábado, agosto 04, 2012

MENININHAS


Os homens andam por baixo. Dúvidas? Nas duas principais novelas em exibição, Cheias de charme e Avenida Brasil (as duas na TV Globo), não há personagens masculinos fortes. Sandro (Marcos Palmeira) é um malandro; Tufão (Murilo Benício), um bobão; Max (Marcello Novaes), um idiota inescrupuloso; Leleco (Marcos Caruso), um chato. Agora, as mulheres...
Admitamos: quando inventarem o sêmen sintético, os homens serão caçados nas ruas como gazelas. O que é desnecessário, a natureza descarta. Por enquanto, somos necessários para a reprodução, mas daqui a uns 50 anos, sei não.
Eu mesmo sempre achei mulheres mais interessantes do que homens. Nunca as entendi, no entanto, adoro tê-las por perto. Homens, de modo geral, são monotemáticos, mulheres estão sempre surpreendendo.
Vemos no cinema, na tevê e na vida real que mulheres não precisam mais de homens para alcançar prazer sexual. Brigitte Nielsen trocou Sylvester Stallone por outra mulher. Na época, um escândalo. Anne Heche separou-se de Steve Martin e foi viver com Ellen DeGeneres (mais tarde DeGeneres a deixou e ela quase morreu de desespero). Ninguém deu muita pelota pro assunto. Na pré-história, a mocinha não se orgulhava de perder a virgindade com qualquer zé-mané; hoje, ela fica profundamente constrangida de ser virgem aos 18 anos sem ter cedido a um zé-arruela qualquer.
Saudade não tem idade? Tem sim. Em minha adolescência (meados do século passado), lembro-me da dificuldade, em festinhas, de encontrar um par para pespegar um furtivo ósculo. Manhã fria de julho, garota bonitinha à minha frente, na fila da padaria, confidencia (força de expressão, todos na fila do pão ouvimos) à coleguinha: “Ficou com quantos, ontem, no aniversário da Zu?” A outra fofinha: “A festa tava meio caída. Só peguei quatro”. Vivi na época errada.
Meninas relatando experiências sexuais com outras meninas, muitas, ainda, afirmando que é só brincadeirinha, está se tornando comum. Neste momento, deveria fazer a ressalva de que não sou preconceituoso. Mentiria. Sou preconceituoso e de um outro tempo. Vago, qual zumbi, por esta terra estranha.
Pobres de nós, homens que gostamos de mulheres. Nosso fim chegou? Falta pouco, mas ainda não. Homens e mulheres foram criados para a completude. Deus assim nos fez.
Afirmei que tenho meus preconceitos. Todos nós temos. Luto com as amarras que me são impostas pela idade e procuro estar atento aos movimentos da vida, entretanto, percebo com alguma clareza a desvalorização do papel do homem.
Resistamos, não nos sintamos diminuídos e antes que comecemos a ser caçados como inúteis, mostremos que também podemos ser sensíveis, delicados, ternos, carinhosos, mimosos. Quase uma menininha.

Nenhum comentário: