domingo, fevereiro 12, 2012

O PULGÃO



Como dizem os boleiros: “A vida é uma caixinha de surpresas”. E é mesmo.
Encontrei um conhecido na Saraiva, papeamos rapidamente e ele me convidou para um café. Mal sentamos e ele começou a discorrer sobre os mais variados temas: Império Romano, A juventude de Hitler, Mona Lisa, Revolução Industrial, presídios de segurança máxima e outras porrocas. Fiquei pasmo. Aquele cara na minha frente só falava de futebol, mais especificamente, sobre o Vasco. Tinha horror a ler qualquer coisa. De onde viera aquele monte de informação?
Animei-me. Mandei um tema: o rigoroso inverno europeu. Ele me confessou que vira alguma coisa nos noticiários, mas pouco sabia. “E a greve de policiais e bombeiros, você é contra ou a favor?” “Greve, que greve?”, rebateu o desinformado. Fui pro outro lado do mundo. “E a China, hein?” Ele despertou. “Semana que vem tem um documentário no Discovery. Não perderei.”
Ao ganhar novo alento, o colega retomou o controle da prosa e me explicou em detalhes como vive o pulgão dos pampas. Deve ter visto isso no Animal Planet.

Nenhum comentário: